13/06/2015 06h43 - Atualizado em 13/06/2015 18h51

Rebaixe seu carro dentro da lei

Todas as alterações precisam estar de acordo com a lei e no documento do carro

Por: Felipe Bortoloto
    


Rebaixar o carro nem sempre pode ser seguro ao motorista e estar dentro da lei. Explicaremos modos de rebaixamento das suspensões e o que é permitido pela legislação brasileira.

São três tipos de rebaixamento que você pode fazer no seu carro suspensão fixa, suspensão de rosca e suspensão a ar.

Na suspensão fixa trocamos as molas do carro por um conjunto de 

molas esportivas e preparamos os amortecedores para se adequar à altura necessária pra você andar.

O problema da suspensão é que quando estiver andando com seu carro e pegar uma rua irregular, algum obstáculo ou lombada precisa tomar muito cuidado pra passar com o carro pra não danificar nenhuma parte do carro.

A suspensão a rosca também se coloca molas esportivas e coloca uma rosa para regular a altura que vc deseja.

O problema da suspensão de rosca é que precisamos parar e entrar debaixo do carro para fazer a regulagem.

 

 

 

 

A suspensão a ar é regulada de dentro do carro, mesmo andando a hora que quiser, se estiver numa rua e um obstáculo aparecer é só levantar a suspensão.

 

 

Todos os veículos podem ter a suspensão modificada, mesmo caminhões, e é importante ressaltar que em carros acima de 3.000 kg, utilitário ou passeio, apenas a fixa e a regulável são permitidas.

O rebaixamento deve sempre respeitar o limite de 10 cm da parte mais baixa do carro, ser autorizada pelo Detran, para constar no documento do veículo a ser rebaixado.

O risco de modificar a suspensão e o serviço não ter sido bem efetuado, aparecem mais em carros que tem componentes eletrônicos, sistemas eletrônicos de frenagem e estabilidade, que podem interpretar por exemplo uma curva como uma situação onde a roda encosta no para-lama e interpretar essa situação de condução errada assim ativanado intervenção no dispositivo e causar um acidente.

Lembrando que esquentar, prensar ou travar as molas com presilhas é proibido.

 

 

É proibida a reprodução de qualquer material publicado pela Destaque Carros entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsáveis da Destaque Carros.