15/06/2015 01h40 - Atualizado em 15/06/2015 13h52

Prorrogado o prazo para troca do extintor veicular ABC

Após ser prorrogada de 1° de janeiro para 1° de julho, nova resolução é adiada pela terceira vez e será publicada do Diário Oficial

Por: Felipe Bortoloto
    

A nova data para extensão ainda está para ser definida, pois o Ministério das Cidades encaminhou pedido de adiamento paro o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – tornando essa a terceira prorrogação para a obrigatoriedade do extintor veicular ABC. 

A partir de 1 de janeiro desse ano já estaria valendo a multa pela do extintor, mas o primeiro adiamento foi pedido para 1 de abril. E em março mais uma vez foi adiado para 1 de julho. A multa prevista para a infração é de R$ 127,69, além de 5 pontos na carteira.

De acordo com pesquisas feitas em estabelecimentos em alguns estados, ficou constatado que a maioria das lojas ainda não possuía o equipamento. O novo modelo ABC é mais eficaz pois combate incêndios em madeira e tecidos, e tem validade de 5 anos.

O Contran estabeleceu em 2004 que, a partir de 2009 todos os veículos deveriam sair de fábrica com extintor ABC. Devido essa medida ter sido derrubada e voltado a valer apenas em 2009, muitos modelos de carros produzidos entra 2004 e 2009 podem conter extintor BC.

Mas lembramos que mesmo com o adiamento, o uso de um extintor automotivo dentro do prazo de validade é obrigatório e seu não uso é multa na certa.

É proibida a reprodução de qualquer material publicado pela Destaque Carros entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsáveis da Destaque Carros.