19/04/2013 11h34 - Atualizado em 30/04/2013 13h40

Opala SS um esportivo de glórias e sucesso de vendas no Brasil.

O esportivo que já foi considerado o carro mais rápido do brasil e ainda atrai olhares por onde passa.

Por: Destaque Carros
    

Opala SS Imagem: Divulgação

O Opala SS sedan foi lançado em 1971 e no ano seguinte 1972 foi lançado a versão coupe, com motor 6 cilindros em linha de 4.1 lhe rendiam 140 cv e com câmbio de 4 marchas, o Opala era capaz de chegar aos 170 km/h, que naquela época era bastante, tanto que lhe rendeu o título de carro mais rápido do país.

O carro tinha detalhes únicos como o volante de 3 pontas e o símbolo SS no meio do volante e na manopla do câmbio, traseira e lateral do carro, rodas, além do logo na grade dianteira. Pensando em conforto e mimos, o que era seu ponto forte, a versão possuía amortecedores no capo, para facilitar a abertura e sustenta-lo aberto, conta giros no meio do painel, relógio no console na base do câmbio e bancos de couro, vale a pena dizer que o SS significa "Separated Seats" e não Super Sport como todo mundo pensa, pois na época em que foi lançado o banco dianteiro costumava a ser inteiriço, e apenas a versão SS possuía bancos separados entre o motorista e o passageiro.

No exterior o Opala SS com cores que não eram muito comuns para época, contava com 2 faixas em preto que vão desde o capo, passando pelo teto e terminam no porta malas, marca registrada da versão e faróis de milha.

Apesar do sucesso a crise do petróleo em todo o mundo, fez com que a marca tivesse que mudar sua motorização passando a utilizar um motor de 4 cilindros que lhe rendiam apenas 98 cv de potencia. Porém em 1976 surgiu o Opala 250-S um motor que entregava 171 cv de potencia, desbancando assim seus concorrentes.

TAGS: Opala Opala SS
É proibida a reprodução de qualquer material publicado pela Destaque Carros entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsáveis da Destaque Carros.